domingo, 9 de março de 2008

Poupança Jovem recebe investimento para 2008

Poupança Jovem chega a Valadares, Ibirité e Esmeraldas


Alunos do Poupança Jovem participam de atividades extra-classe
BELO HORIZONTE (27/12/07) - O Poupança Jovem, criado pelo Governo de Minas, vai receber recursos de R$ 33 milhões em 2008. O dinheiro serve para manter o programa em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e vai custear os gastos com sua expansão. No próximo ano, os novos municípios beneficiados são Governador Valadares, no Leste do Estado, e Ibirité e Esmeraldas, na RMBH. Para a escolha dos municípios foram levados em conta critérios como baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), taxa de evasão escolar e cidades com altas taxas de criminalidade.

A inclusão dos municípios eleva o número de jovens atendidos de 3800 para 16.600 alunos. O objetivo é que o Poupança Jovem beneficie 50 mil jovens mineiros até 2010. Em março do próximo ano, 12.800 estudantes do ensino médio da rede pública estadual vão assinar o termo de compromisso. Dessa forma, os jovens passam a participar de atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa, têm o rendimento escolar acompanhado e, em contrapartida, podem receber ao fim do ensino médio, uma poupança no valor de R$ 3 mil.

A coordenadora da Poupança Jovem, Emilia Paiva, avalia de forma positiva o primeiro ano do programa e faz previsões otimistas para o futuro. ”Conseguimos atingir nossas metas em 2007 e a expectativa é positiva para 2008. Os alunos que iniciaram o programa este ano estão animados para continuar participando das atividades. Além disso, vamos incluir oficinas de informática e inglês, aulas de reforço e qualificação profissional na rotina dos participantes”, explica Emília.

Poupança Jovem

O programa é destinado aos jovens das áreas de maior vulnerabilidade social. O principal objetivo é fornecer os ativos necessários para que os jovens possam se tornar adultos com condições de gerar renda e quebrar o ciclo da pobreza. Além dos recursos financeiros, o projeto tem instrumentos de formação do capital humano e social destes jovens.

Todas as atividades são desenvolvidas e acompanhadas por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, filósofos e sociólogos, capacitados pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). O Governo de Minas acredita que os jovens são os grandes protagonistas de mudanças e o patrimônio mais precioso de uma sociedade. Por isso, o Programa Poupança Jovem quer investir também na qualificação, por meio de programas adicionais, como língua estrangeira, inclusão digital, e liderança comunitária.

As atividades culturais, sociais, esportivas e de conscientização visam, sobretudo, a valorização da juventude. “É preciso fazer uma juventude ativa, autora do seu próprio destino”, ressalta Emilia Paiva. Além de concluir o ensino médio, os alunos assumem o compromisso de participar das atividades oferecidas e de cumprirem as regras de convivência estabelecidas no termo de adesão. “Essas contrapartidas são fundamentais para que os jovens adotem um comportamento de compromisso com o próprio futuro”, explica.


Nenhum comentário: