sexta-feira, 7 de março de 2008

Até pedetistas reprovam ameaça de Paulinho, da Força Sindical, de processar jornais

Até pedetistas reprovam ameaça de Paulinho, da Força Sindical, de processar jornais

Publicada em 07/03/2008 às 22h52m


Paulo Pereira da Silva avisou que o governo vai propor a unificação de todas as contribuições sindicais dos trabalhadores - Luiz Alves - Agência Câmara

BRASÍLIA - Provocou reação no Congresso Nacional nesta sexta-feira a ameaça do presidente da Força Sindical , deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), de processar o jornal "O Globo" e a "Folha de São Paulo" em vários municípios do país - numa estratégia análoga à adotada pela Igreja Universal do Reino de Deus - devido a uma série de reportagens mostrando que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que se licenciou da presidência do partido na quinta-feira , estaria beneficiando com convênios milionários ONGs ligadas ao PDT e à central sindical. Até mesmo pedetistas condenaram as ameaças.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), foi um dos que criticaram a iniciativa do deputado pedetista.

- Eu acho que esse comportamento não é o mais correto. A princípio, não faria o que ele está fazendo, mas procuraria demonstrar o que de fato aconteceu. A imprensa quer o esclarecimento dos fatos - aconselhou Garibaldi.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou que juízes podem punir pessoas físicas ou jurídicas que, por má-fé, entrem com grande número de ações, sem necessidade comprovada:

- O que o sistema jurídico não admite é o abuso do direito de demandar. O Código de Processo Penal estabelece sanções legais para quem abusa desse direito. É preciso verificar se houve naquelas situações concretas (da Força Sindical) o abuso do direito de demandar, ou se há razão legítima que justifique o exercício desse direito.

" Não há a menor possibilidade de essa ofensa vergonhosa ao direito de informação prosperar "

Até colegas de partido discordaram da atitude de Paulinho. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse estar certo de que Paulinho não levará adiante a idéia, que considerou vergonhosa:

- O assunto está superado porque ele não ajuizará as ações. Ele forneceu a prova de litigância de má-fé, e qualquer ofensiva será mais facilmente arquivada. Não há a menor possibilidade de essa ofensa vergonhosa ao direito de informação prosperar.

Outro deputado pedetista, Severiano Alves (BA), disse que pretendia conversar com Paulinho para convencê-lo de que se trata de uma ação de revanche descabida.

Paulo Pereira da Silva foi procurado ontem por 'O Globo', mas não retornou as ligações.

Lupi anunciou nesta sexta sua intenção de processar órgãos de comunicação que o teriam difamado, mas disse que não adotará a estratégia de Paulinho. Ele discordou do termo usado pelo deputado, que chamou o trabalho da mídia de "putaria":

- Não utilizaria esse termo.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), tem opinião semelhante a de Garibaldi:

" Essa velha história de ficar processando a imprensa quase sempre esconde uma história mal contada "

- Essa velha história de ficar processando a imprensa quase sempre esconde uma história mal contada. O fundamental no homem público é esclarecer, é fazer o que estiver ao seu alcance para reduzir dúvidas e afirmar suas convicções. Essa iniciativa não é a atitude mais sensata afirmou o tucano.

Para o líder do DEM, senador José Agripino (RN), o presidente da Força Sindical não deveria perder de vista o importante papel desempenhado pela imprensa em qualquer democracia.

- Eu recomendo ao meu amigo, deputado Paulinho, calma e racionalidade. Liberdade de imprensa é pilar da democracia - observou Agripino.

Na avaliação do líder da bancada tucana no Senado, ArthurVirgílio (AM), acusações devem ser respondidas com fatos, não com ameaças.

- Esse tipo de atitude não leva a lugar nenhum, nem satisfaz a quem tem sede de fatos, como eu - ponderou Virgílio.

Nenhum comentário: